segunda-feira, 9 de junho de 2008

Milho atinge novo máximo histórico

O milho bateu um novo recorde, impulsionado pelos receios de que a chuva intensa sentida nos Estados Unidos reduza as colheitas, e com o aumento dos custos com o petróleo e a queda do dólar a levarem os investidores a apostarem em ‘commodities’ como investimento alternativo.

Mafalda Aguilar

O milho para entrega em Julho subiu 20,75 cêntimos, ou 3,2% para os 6,715 dólares o alqueire no mercado electrónico de Chicago, depois de na semana passada ter valorizado 8,6%, o maior ganho semanal das últimas dez semanas. Desde o arranque do ano, o milho já ganhou 47%, a caminho do quarto ano consecutivo de ganhos, com a procura a aumentar por parte dos produtores de biocombustíveis e as reservas do cereal em mínimos de 24 anos.

"As chuvas aumentaram os receios sobre a produção de milho deste ano", disse à Bloomberg Daisuke Yamaguchi, analista de futuros da Yutaka Shoji Co.

"As preocupações sobre as perdas de produção devido ao mau tempo, o aumento dos preços do petróleo e o enfraquecimento do dólar aumentaram a procura especulativa por produtos agrícolas que são fundamentalmente fortes por causa das reduzidas reservas", explicou o mesmo especialista