segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Falta de milho provoca preços recordes

10/12/2007

Falta de milho provoca preços recordes




Os preços do milho no mercado brasileiro romperam a barreira dos R$ 30,00 a saca de 60 kg, ultrapassando as médias históricas. A expressiva alta é reflexo da falta do produto no mercado interno, ocasionada pelo aquecimento da demanda e, principalmente, pelo aumento das exportações.

De janeiro a outubro deste ano, as vendas externas do grão atingiram 8,7 milhões de toneladas, registrando crescimento de cerca de 175%, em comparação ao mesmo período de 2006, segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Com isso, o produto já está em falta em estados como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“O problema de oferta é sério”, afirma o economista Paulo Roberto Molinari, consultor da Safras & Mercados. Segundo ele, o Brasil consome atualmente cerca de 3,5 milhões de tonelada de milho por mês e o governo tem colocado no mercado, por meio dos leilões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cerca de 100 mil toneladas por mês.

A baixa oferta, acredita Paulo Molinari, pode levar a novas altas de preços. “Não chegamos ao limite, porque milho mais caro é aquele que não existe”, diz.

O mais grave, avalia, são os baixos estoques. “Fomos consumindo nosso estoque e praticamente o zeramos com o aumento das exportações”, diz. O governo tem apenas 1,5 milhões de toneladas estocadas e não há estimativas das reservas privadas. “É certo que entraremos 2008 sem estoques de passagem”, completa.

Isso significa que os preços do milho devem permanecer elevados até março do ano que vem, quando a safra de verão começa a entrar no mercado. Paulo Molinari acredita que, a partir de março, os preços se acomodem, mas segundo diz, devem mudar de patamar. “Não vão permanecer tão altos como estão agora, mas vão ser altos”, assegura.

Segundo o consultor, o ano de 2008 não vai ser fácil para quem precisa do milho, porque a demanda externa e interna permanecerá aquecida e poderá haver redução da oferta. Paulo Molinari afirma que os Estados Unidos vão diminuir a área plantada de milho para recuperar seus estoques de soja. Para minimizar o problema no Brasil, ele diz que o País precisará de uma boa safra de verão e de uma supersafrinha.

O prognóstico dos produtores de grãos, entretanto, não é otimista. A safra de verão e principalmente a safrinha, dizem, podem ser comprometidas pela seca prolongada, que atrasou o plantio, e pelas irregularidades das chuvas.

Na semana passada, entidades representativas da indústria de alimentação animal, dos criadores de suínos e de aves e da indústria de carne suína sugeriram a importação de milho transgênico para o abastecimento do mercado interno.

Molinari não acredita na viabilidade dessa medida. Segundo ele, é muito arriscado importar milho transgênico, porque a entrada do produto no País pode ser barrada por decisão judicial.



Fonte: O Popular

1 comentário:

Anónimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Lose Sluggish Downloads Using NZB Files You Can Quickly Search High Quality Movies, Games, MP3 Singles, Software & Download Them at Flying Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup Search[/B][/URL]