terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Grã-Bretanha é muito dependente de importações de produtos agrícolas?

10 Januaryr 2011


Durante sua mensagem de Ano Novo, Peter Kendall, presidente do maior sindicato agrícola na Grã-Bretanha, questionou o governo sobre os riscos relacionados à elevada dependência do país da importação de alimentos.

Segundo as previsões nacionais, a população do Reino Unido vai atingir 70 milhões em 2030 comparado a uma corrente de 58 milhões. Estes números sugerem que ao longo dos próximos anos, o país vai se tornar ainda mais dependentes de importações agrícolas. Atualmente, a Grã Bretanha importa mais de 40% de sua comida, comparado a 25% 20 anos atrás, um aumento de 15%. Em 2030, uma refeição fora de dois virão da importação de alimentos.

"Eu não estou sugerindo que temos de adoptar uma abordagem de isolamento para a produção de alimentos, somos uma nação de comércio e comércio também é vital para a nossa segurança alimentar, (...) Mas se nós vamos garantir o abastecimento alimentar no Reino Unido consumidores é do nosso interesse nacional para produzir mais no Reino Unido ". , disse o presidente da NFU (National Farmers Union), cujas palavras foram repetidas no Farmers Guardian em 03 janeiro de 2011.

Por isso, é interessante notar que na Grã-Bretanha, o berço do liberalismo econômico, historicamente envolvida no desenvolvimento do comércio internacional, agora ouve vozes dissonantes, argumentando que a agricultura deve ser protegido contra a liberalização total para garantir a segurança alimentar do país.

Sem comentários: