terça-feira, 18 de janeiro de 2011

México oficialmente intervém nos mercados financeiros

O aumento dos preços do milho:
10 de janeiro de 2011


Como o preço do milho (milho) e tortillas subir no México, o governo tem declarado que irá proteger a população contra aumentos de preços, por lidar diretamente nos mercados de futuros financeiros. Uma declaração sem precedentes.

Os preços do milho, de fato, um acentuado aumento no mês de dezembro: o preço por alqueire um aumento de mais de 6 dólares, um aumento de quase 46% em comparação a janeiro de 2010, o maior nível desde meados de 2008. Confrontado com esta flutuação, os fabricantes de tortilla ameaçaram aumentar os seus preços em 50%. Um aumento que seria perigoso para o equilíbrio político e social, como tortillas, consistindo principalmente de milho, são o alimento básico de milhões de mexicanos. O país passou por distúrbios alimentares anteriores, em 2007, precisamente por causa da inflação alta em tortillas.

Por conseguinte, temendo tumultos repita, o governo deu um passo sem precedentes. O Ministro da Economia, Bruno Ferrari, anunciado publicamente em 22 de dezembro de 2010, que o governo havia comprado os contratos futuros na Bolsa Mercantil de Chicago para garantir preços razoáveis para os consumidores. 4,2 milhões de toneladas de grãos foram adquiridos pelo governo mexicano, através de opções em mercados futuros e presente, em nome dos profissionais do agronegócio. "O preço ea oferta do milho, será garantido até o terceiro trimestre de 2011", disse o ministro.

Para Richard Feltes, um analista de uma corretora, "esta é a primeira vez que um Estado tem revelado publicamente sua intenção de comprar contratos de futuros" 2 ". Uma declaração que mostra que numa altura em que os preços das commodities agrícolas são cada vez mais voláteis, estamos a assistir ao regresso ousado de intervenção do Estado nos mercados.

1 alqueire é a medida usada nos EUA e para o milho (milho) é equivalente a 0,0254 toneladas métricas.
2 Fonte: Financial Times, 22 de dezembro de 2010.

Sem comentários: